Desafios e soluções para a pecuária sustentável: Estratégias para a redução das emissões de metano na produção de leite
As mudanças climáticas têm colocado uma pressão crescente sobre diversos setores produtivos para que reduzam as emissões de gases de efeito estufa (GEE). No centro desse desafio está a pecuária, que fornece alimentos de alto valor nutricional, mas que contribui significativamente para as emissões globais de metano (CH₄). Estima-se que a fermentação entérica dos ruminantes, processo natural durante a digestão, responda por cerca de 30% das emissões globais de metano atribuídas a atividades humanas, conhecidas como emissões antropogênicas.
Em resposta a essa realidade, novas tecnologias, práticas de manejo e abordagens inovadoras têm surgido com o objetivo de reduzir as emissões.
Este eBook visa explorar as principais estratégias de mitigação de metano na pecuária leiteira, com base na revisão abrangente de Beauchemin et al. (2022), publicada no Journal of Dairy Science, classificando as fazendas de acordo com suas pegadas de carbono e apresentando as oportunidades específicas para a produção sustentável de leite no Brasil.